
Projeto SALAS TEMÁTICAS de Cristiano de Jesus Porto em Nova Tribuna/Caravelas
Franedir Gois
03 de abril de 2023Franedir Gois/Riquezanossa
Considerando a necessidade de um olhar minucioso para a realidade dos nossos alunos a nova organização do espaço escolar possibilitará vivencias diversificadas, remetendo a estes, autonomia, organização e a responsabilidade. Acreditamos que esta organização das salas temáticas possibilita aos educadores e educandos uma dinâmica qualificada das aulas e de suas aprendizagens.
Conforme Cristiano Porto, autor do projeto Salas Temáticas: “O coronavírus provocou um cenário inédito de isolamento social, com rápida transição para o ensino remoto e um impacto enorme no aspecto emocional de milhões de estudantes, educadores e famílias, além de expor, mais uma vez e com ênfase, fragilidades históricas dos sistemas educacionais. Quando pensamos no desenvolvimento de cada estudante como um processo contínuo e não fragmentado em apenas uma ou outra etapa escolar, fica ainda mais clara a necessidade de desenhar novos caminhos para garantir que a aprendizagem aconteça. Um dos caminhos apontados nesse projeto são as salas temáticas.
Segundo a escritora Nadir Fernandes de Almeida (2017), as Salas Temáticas contribuem para uma melhoria significativa no ensino aprendizagem. “Elas podem despertar o potencial criativo de professores e estudantes, pois possibilitam melhores condições de aprendizado, favorecem a sociabilização e a construção de relações mais solidárias entre alunos. ” Além disso, continua Almeida, a sala ambiente evita a depredação do local (o que ocorre, quase sempre, quando o professor está ausente deslocando para outra sala) e minimiza a violência escolar por democratizar o espaço escolar impedindo que se formem territórios de grupos ou turmas. As Salas Temáticas destinam-se especificamente a uma disciplina e dispõe dos materiais didáticos e recursos pedagógicos para facilitar o aprendizado. O professor é o arquiteto de sua sala e, como tal, organiza o espaço físico de maneira a permitir uma maior interatividade dos estudantes e favorecer o aprendizado”.
Entendemos que planejar em sentido amplo è um processo que “visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro”, mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais, econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.
“Planejar e avaliar andam de mãos dadas” (LIBÂNEO, 1992, p.221). Diante da oportunidade oferecida para Lei 9394/96, onde cada escola pode organizar seu sistema de ensino de modo que atenda às necessidades e possibilidades, organizamos nossa Proposta Pedagógica que tem com seu maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades. A partir dessas questões o entendimento do conceito de participação, do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto, deve ser o eixo norteador das ações propostas desta unidade escolar. Sendo assim, o principal desafio que se apresenta aos sistemas de ensino é articular tempo e qualidade a serviço da educação por meio de ações que se adequem a realidade da sua clientela.
Objetivos do Projeto Salas Temáticas:
– Facilitar o aprendizado dos nossos alunos.
– Interagir professor e alunos.
– Possibilitar novas maneiras de transmissão dos conteúdos.
– Utilizar o material didático disponível de maneira adequada para sua finalidade.
Estruturas das Salas Temáticas
As salas temáticas possuem uma estrutura com materiais diversificados correspondente a cada disciplina escolar. Os materiais servem de subsídios para que a aprendizagem aconteça cabendo ao professor a mediação dos conhecimentos. Esses espaços proporcionam aos alunos momentos de muita interação, favorecendo as relações interpessoais. É de extrema importância manter um ambiente propício para a aprendizagem visando desta forma, favorecer as experiências e aprendizagens, fazendo com que eles se sintam à vontade para aprender.
Organização das Salas Temáticas
Público-alvo – As salas temáticas irão atender alunos do 6º ao 9º ano e as turmas do EJA nível III e IV.
A unidade escolar disponibiliza de 05 salas no turno matutino que atende as turmas do 6º ao 9º ano.
No turno vespertino não temos turmas do Ensino fundamental II, porém, 02 salas temáticas serão usadas por turmas do Ensino fundamental I que são elas: 4º e 5º ano devido ao número limitado de salas que existem na unidade escolar.
As salas serão utilizadas no turno noturno com as turmas do EJA 6º/7º ano e 8º/9º ano. Nesse período temos também 03 salas que funcionam como Anexo do Colégio Polivalente as quais atendem o 1º,2º e 3º ano do Ensino Médio, essas turmas farão uso das salas temáticas.
Divisão das Salas Temáticas por disciplinas:
- Sala Temática 01 – História e Geografia
- Sala Temática 02 – Ciências
- Sala Temática 03 – Língua Portuguesa
- Sala Temática 04 – Matemática
- Sala de Apoio Diversificado 05 – Inglês, Redação, Religião, Artes e Educação Física
- Sala de Apoio 06 – Sala de Vídeo.
Todas as salas serão forradas e climatizadas para melhor atender os alunos, as paredes internas receberão uma identificação ampla de sua temática, as portas de entrada terão identificações de cunho histórico referente a unidade escolar.
Em cada ambiente serão disponibilizados, prateleiras, armários, TVs, computadores e material didático pertinente a cada disciplina tema da sala e todo suporte cabível ao professor responsável da sala.
A sala de apoio diversificado será a única turma que precisa ser dividida entre alguns professores gerando nesse momento de implantação das salas temáticas uma rotatividade, espera-se que a médio prazo seja possível ampliar as salas temáticas para as demais disciplinas que farão uso da sala de apoio.
O quadro de docentes atende de forma bem satisfatória a nova proposta pois conta com 80% de professores concursados e habilitados em suas áreas de atuação. O aluno deve se deslocar para a sala de aula, com disciplina, buscando a autonomia, tão importante para a formação de um cidadão participativo, consciente e responsável. As adequações ocorridas no espaço escolar foi possível mediante ao programa PDDE Campo, as parcerias da Secretária Municipal de Educação Jucivânia Caetano e Secretário de Obras, Celso Ramalho, do Gestor Leonardo, do Colégio Estadual Polivalente de Caravelas, do vereador atuante, Gilmar de Souza, do prefeito Municipal Silvio Ramalho e principalmente a Unidade Escolar Sebastião Pereira dos Santos e da comunidade Nova Tribuna. O modelo atual não atende mais as necessidades para uma educação criativa e estimuladora, em um mundo globalizado que busca a integração entre os diversos espaços, ideias e pessoas.
A Escola Sebastião Pereira dos Santos é uma Escola moderna que faz investimento para Educação já prevendo o futuro: com internet, Tv, Biblioteca (física e digital), com monitoramento interno e externo da instituição. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) está no padrão do índice nacional. 80% dos alunos são da Zona da Zona Rural. Cada sala temática faz memória a pessoas da comunidade.
Veja no vídeo a demonstração de carinho que o vereador Gilminha faz ao diretor Cristiano Porto pela grandeza e importância do Projeto SALAS TEMÀTICAS.